Política de Proteção de Dados

 

 

Introdução

O Hotel Alba está empenhado em proteger a sua privacidade e leva muito a sério a responsabilidade relativamente à segurança das suas informações. Seremos claros e transparentes sobre as informações que estamos a recolher e sobre o que faremos com essas informações.

A última atualização desta Política foi realizada em 07-05-2019.

Ao fornecer-nos os seus dados pessoais, concorda explicitamente que poderemos utilizá-los para os fins descritos adiante na Presente Política de Proteção de Dados.

Esta Política define o seguinte:

  • A responsabilidade pela proteção dos seus dados pessoais;
  • Que dados pessoais recolhemos e processamos sobre si e sobre o seu relacionamento connosco enquanto cliente e através da utilização que faz do nosso website;
  • Os fins para a utilização dos seus dados pessoais, porquê e durante quanto tempo;
  • A forma como armazenamos e protegemos os seus dados pessoais;
  • Para quem transferimos/a quem divulgamos os dados;
  • Como tratamos os seus direitos de proteção dos dados;

Todos os dados pessoais são recolhidos e processados de acordo com as leis de proteção de dados portuguesas e da UE.
Nesta política, o Hotel Alba poderá ser referido doravante como “nós”, “nos”, “nosso(a)” ou “Hotel Alba”.

 

Responsável pela Proteção dos seus dados pessoais

O Hotel Alba é a entidade responsável pelo controlo de todas as informações pessoais que sejam recolhidas sobre si e utilizadas para os fins estabelecidos na Lei de Proteção de Dados Pessoais que transpõe para a ordem jurídica portuguesa a Dir. Nº 95/46/CE. O Hotel Alba tem a licença número 1368 e sede social em Monte Gordo. O cliente tem o direito de fazer uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados que é a principal Autoridade Supervisora de Proteção de Dados do Hotel Alba.

 

Que dados pessoais recolhemos

Podemos recolher dados pessoais sobre si quando entra em contacto connosco (atendimento na receção, contacto telefónico, email, pelo nosso website ou redes sociais) ou efetua uma reserva para o nosso Hotel quer direta ou indiretamente através dos nossos parceiros turísticos.

Especificamente, podemos recolher as seguintes categorias de informações:

  • Informações básicas – nome, idade, género, cartão de identificação e/ou passaporte e respetiva data de validade e país de emissão;
  • Informações de contato – morada pessoal, código postal, endereço de e-mail e número de telefone;
  • Informações financeiras: dados do seu cartão de crédito, despesas detalhadas e histórico de transações;
  • Quadros clínicos quando divulgados que tenham requisitos médicos especiais e/ou requisitos alimentares;
  • Informações que nos fornece sobre as suas preferências da reserva, bem como sobre as dos seus acompanhantes ou sobre serviços contratados;
  • Quando entrar em contato connosco, por exemplo, para enviar uma pergunta ou fazer um pedido, qualquer correspondência poderá ser guardado e adicionado às suas informações pessoais.

Os seus dados pessoais sobre a sua saúde física ou mental, prática alegada de crimes ou condenação penal são considerados dados pessoais “sensíveis” nos termos das leis de proteção de dados aplicáveis. Apenas processaremos tais dados se tiver dado o seu consentimento explícito, ou se for necessário (por exemplo, se solicitar assistência especial), ou se tiver tornado deliberadamente esses dados públicos.

 

Para que fins utilizamos os seus dados pessoais, porquê e durante quanto tempo

Os seus dados pessoais podem ser utilizados para os seguintes fins:

  1. Prestar serviços e fornecer produtos: utilizamos as informações que nos fornece para executar os serviços que nos pediu em relação à sua reserva, incluindo alterações à sua reserva;
  2. Entrar em contacto consigo na eventualidade de uma alteração da reserva ou de um cancelamento: enviamos comunicações sobre os serviços solicitados e sobre quaisquer alterações a esses serviços. Essas comunicações não são feitas para fins de marketing.
  3. Verificação/avaliação de cartões de crédito ou de outras formas de pagamento: utilizamos as suas informações de pagamento para fins de contabilidade, faturação e para detetar e/ou prevenir quaisquer atividades fraudulentas;
  4. Fins administrativos ou legais: utilizamos os seus dados para análise estatística, teste de sistemas, inquéritos, manutenção e desenvolvimento, ou para tratar de um litígio ou reclamação. Chamamos a atenção para o facto de que poderemos fazer perfis de dados com base nos dados que recolhemos sobre si para fins de análise estatística. Qualquer atividade de realização de perfis será efetuada apenas com o seu consentimento prévio fazendo os maiores esforços para garantir que todos os dados, nos quais o perfil se baseia, são precisos. Serviço de Estrangeiros e Fronteiras: poderemos ser obrigados a fornecer as suas informações às agências de controlo de fronteiras;
  5. Segurança, saúde, administração, prevenção/deteção de crimes: poderemos passar as suas informações às autoridades governamentais ou a órgãos de fiscalização para fins de conformidade com os requisitos legais;
  6. Comunicações dos serviços: utilizamos os seus dados pessoais para gerir o nosso relacionamento consigo, enquanto nosso cliente, e para melhorar os nossos serviços e melhorar a sua experiência connosco;
  7. Fornecer serviços personalizados: utilizamos os seus dados pessoais para lhe fornecer informações que julgamos serem do seu interesse, antes, durante e após a sua reserva connosco.

Na maioria dos casos, teremos de processar os seus dados pessoais para que possamos celebrar o nosso contrato de alojamento consigo.

Poderemos igualmente processar os seus dados pessoais por um ou mais dos seguintes motivos:

  1. Para cumprir uma obrigação legal (p. ex., requisitos para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras);
  2. Para proteger os seus interesses vitais ou os de outra pessoa (p. ex., em caso de emergência médica);
  3. É do nosso interesse legítimo para funcionarmos enquanto Hotel (p. ex., para fins administrativos).

A conservação dos seus dados pessoais é efetuada pelo tempo considerado necessário para os fins da recolha e posterior tratamento, nomeadamente, no respeito pelo eventual período de retenção necessário nos termos da legislação aplicável (por exemplo, conservação de documentação contabilística).

Temos igualmente de considerar os períodos durante os quais podemos ter necessidade de reter os dados pessoais para cumprirmos as nossas obrigações legais ou para dar resposta a queixas, pedidos de esclarecimento e para proteger os nossos direitos legais na eventualidade de ser feito um pedido de indemnização.

 

Segurança dos seus dados pessoais

Seguimos procedimentos de segurança rigorosos quanto ao armazenamento e divulgação dos seus dados pessoais, bem como quanto à sua proteção contra danos, perda ou destruição acidental. Os dados pessoais que nos fornece são protegidos num servidor local através de um programa específico de gestão de reservas, que é atualizado e mantido regularmente por técnicos especializados o qual tem instalado o software necessário (adequado à dimensão, volume de negócios e complexidade dos dados guardados) para proteger os referidos dados de acessos indevidos ou de ataques informáticos orquestrados por pessoas ou entidades internas ou externas ao Hotel.

O acesso aos seus dados pessoais estão restritos aos colaboradores que desempenham funções de gestão, de reservas e de receção e estão protegidos através da autenticação por utilizador com a respetiva palavra passe que é pessoal e intransmissível. O acesso aos dados de cartões de crédito são concedidos aos colaboradores designados e autorizados para fazerem cobranças à distância.

Os dados pessoais fornecidos por correio eletrónico são mantidos no servidor do próprio fornecedor do serviço de e-mail (Google.com) o qual obedece às melhores práticas internacionais de segurança e de defesa contra ataques informáticos. O acesso aos e-mails da empresa estão restritos aos colaboradores que desempenham funções de gestão, de reservas e de receção e está protegido através da autenticação de um utilizador e respetiva palavra passe que apenas estes colaboradores conhecem.

É da sua inteira responsabilidade a comunicação sobre os dados de cartão de crédito fornecidos por correio eletrónico ou por telefone, uma vez que o Hotel não tem meios nem procedimentos para garantir a transmissão e receção segura dos mesmos. Todavia, o Hotel Alba garante a eliminação de todos os correios eletrónicos com dados de cartão de crédito após a recolha da informação e introdução no sistema de reservas.

Os dados que nos fornece através do website de reservas do Hotel Alba são protegidos utilizando tecnologia SSL (Secure Socket Layer). SSL é o método padrão da indústria para encriptação de informação pessoal e de dados de cartões de crédito de modo a poderem ser transferidos em segurança através da Internet.

O Hotel Alba tem atualmente como critério prioritário a seleção de entidades externas para celebração de contratos que tenham as medidas técnicas e de segurança operacional apropriadas em vigor para proteger os dados pessoais, quer de clientes ou de colaboradores, de acordo com a legislação relativa a regras de proteção de dados (ex. operadores turísticos, contabilidade, serviços jurídicos, etc.).

 

Transferência de dados pessoais

Os negócios do Hotel Alba realizam-se em diversas jurisdições estando todas situadas no Espaço Económico Europeu (EEE) e por isso abrangidas pelo Regulamento Europeu de Proteção de Dados, obrigados por isso ao estabelecimento de leis robustas relativas à proteção de dados. O fluxo de transmissão dos dados pessoais em resultado destes negócios apenas é efetuada num único sentido, querendo isto dizer que apenas recebemos os dados pessoais de clientes que efetuam reservas através de entidades externas e são essas mesmas entidades que recolhem os seus dados pessoais. Assim sendo, o Hotel Alba nunca assume o papel de transmissor dos seus dados pessoais para outras jurisdições.

 

Partilha dos seus dados pessoais

Poderemos partilhar os seus dados pessoais com as seguintes entidades para os fins descritos nesta Política de Proteção de Dados:

  1. Autoridades governamentais, forças policiais e reguladores em conformidade com os requisitos legais;
  2. Operadores turísticos e agências de viagens, através dos quais efetua a sua reserva para o Hotel Alba;
  3. Empresas de cartões de crédito e débito que facilitam os seus pagamentos e que realizam avaliações antifraude, as quais podem precisar de informações acerca do método de pagamento da sua reserva para processar o respetivo pagamento ou garantir a segurança da transação;
  4. Advogados e outros consultores profissionais, tribunais e forças policiais no sentido de fazer cumprir os nossos direitos legais em relação ao nosso contrato consigo;
  5. Profissionais de contabilidade uma vez que o nosso Hotel opta por ter contabilidade externa.

 

Os seus direitos de proteção de dados

Em determinadas circunstâncias, por lei, tem o direito de:

  • Pedir informações sobre se detemos, ou não, informações pessoais a seu respeito e, em caso afirmativo, que informações são essas e por que motivo as detemos/utilizamos;
  • Pedir acesso às suas informações pessoais. Tal permitir-lhe-á receber uma cópia das informações pessoais que detemos a seu respeito e verificar que estamos a processá-las de modo legítimo;
  • Pedir a correção das informações pessoais que detemos a seu respeito. Tal permitir-lhe-á corrigir quaisquer informações incompletas ou imprecisas que detenhamos a seu respeito;
  • Pedir a eliminação das suas informações pessoais. Tal permitir-lhe-á eliminar ou remover as informações pessoais quando já não houver um bom motivo para que continuemos a processá-las;
  • Pedir a restrição do processamento das suas informações pessoais. Tal permitir-lhe-á pedir-nos que suspendamos o processamento das suas informações pessoais, por exemplo, se quiser que determinemos a precisão das mesmas ou o motivo para as processar;
  • Pedir a transferência das suas informações pessoais num formulário estruturado e eletrónico para si ou para outra entidade (normalmente conhecido como o direito à “portabilidade dos dados”). Tal permitir-lhe-á retirar os seus dados da nossa posse num formato eletronicamente utilizável e transferir os seus dados para outra entidade num formato eletronicamente utilizável;
  • Retirar o consentimento. Nas circunstâncias em que possa ter fornecido o seu consentimento para a recolha, processamento e transferência das suas informações pessoais por um motivo específico, tem o direito de retirar o seu consentimento para aquele processamento específico em qualquer altura. Depois de termos recebido a notificação de que retirou o seu consentimento, deixaremos de processar as suas informações para o fim ou fins com os quais concordou inicialmente, salvo se tivermos outra base legítima para o fazer nos termos da lei.

Se pretender exercer qualquer um destes direitos, envie um correio eletrónico para info@hotelalba.pt ou entre em contacto com o nosso Hotel na Alameda da Índia em Monte Gordo – Portugal ou através do telefone 281 530 500.

Não terá de pagar uma taxa para aceder às suas informações pessoais (nem para exercer nenhum dos outros direitos). Contudo, poderemos cobrar uma taxa razoável caso o seu pedido de acesso seja claramente excessivo ou desprovido de fundamento. Em alternativa, poderemos recusar-nos a cumprir o pedido em tais circunstâncias.

Poderemos precisar de pedir-lhe informações específicas para nos ajudar a confirmar a sua identidade e a garantir o seu direito de aceder às informações (ou de exercer qualquer um dos outros direitos). Esta é outra medida de segurança apropriada para garantir que as informações pessoais não sejam divulgadas a qualquer pessoa que não tenha o direito de as receber.